A Diferença entre o Elogio e a Bajulação?
É simples. O elogio é sincero, a bajulação é interesse. O elogio vem do coração, é algo que nasce de dentro para fora, vem carregado com sentimento, a bajulação vem de fora pra dentro é apenas o ato de “vomitar” palavras interesseiras. O elogio é altruísta; a bajulação é egoísta. O elogio é universalmente admirado; a o bajulação universalmente condenada. Embaixo do busto de um herói mexicano general Alvaro Obregon no Palácio Chapultepec, na cidade do México, foram gravadas as seguintes sábias palavras, referindo-se a filosofia do general: "Não tenha medo dos inimigos que o atacam. Tenha medo dos amigos que o bajulam"
Como Distinguir o Amigo do Bajulador??
O amigo é aquele que nem sempre aprova tudo que fazemos, o bajulador é aquele que sempre simula sua mudança de opinião, demonstrando com extrema clareza que suas opiniões são volúveis e interesseiras.
Uma outra habilidade do bajulador é sempre tentar destacar, invariavelmente em público, aquele a quem desejar agradar. É a parte constitutiva da essência do bajulador o excesso de exposição. Seu comportamento é duplo, ele sempre serve a quem pode satisfazer os seus desejos, ele não se importa em ceder seu lugar a um poderoso, desde que este retribua dando-lhe em contrapartida, aquilo que é o seu objeto de desejo. O bajulador jamais consegue enxergar as coisas na sua totalidade ou em sua essência, no seu modo de entender bastam os detalhes. O bajulador é aquele que promete e não é nunca capaz de fazer, já o amigo nunca promete nada e sempre tenta, quando possível , ajudar. O bajulador necessita aparecer, ele sempre deseja opinar, já o amigo opina quando é solicitado a fazê-lo.
O amigo caracteriza-se pelo uso de franqueza, entretanto, não se deve aqui confundir franqueza com indelicadeza, pois, esta nada produz de frutífero numa relação de amizade. Devem-se, portanto observar os dois tipos de excesso: o da bajulação e o da franqueza destruidora.
O amigo é como um verdadeiro e bom médico, é alguém que sabe a exata medida de sua atuação. A antiga medicina grega afirmava que a saúde residia exatamente no equilíbrio entre as coisas. Por isso o amigo deve ser sempre franco e jamais repreender em público, ele deve esperar o momento certo para fazer suas observações.
Elogio = Valorização!!
Quando encorajamos a alguém com comentários positivos, nós, com efeito, lhe damos força para reconhecer seus dons e a contribuição que fazem à vida.
Uma das virtudes mais negligenciadas no nosso dia-a-dia é a valorização. As vezes, por algum motivo, descuidamos de fazer um elogio a um filho(a), quando nos apresentam suas boas notas, e deixamos de incentivar nossas crianças quando pela primeira vez fazem um bolo ou constroem algo novo para nos apresentar. Nada alegra mais uma criança que este tipo de elogio e de interesse por parte dos pais.
"Receber elogios faz bem mas dar elogios também faz. Saber elogiar, sem exageros e mentiras, eleva a auto-estima das pessoas e promove sensações muito agradáveis que afetam positivamente todos que estão ao redor.
É importante dar valor ao esforço e ao trabalho dos outros, mostrando atenção para com as coisas boas que realizam.
Não hesite em dirigir palavras de reconhecimento e incentivo a quem julga merecedor. É uma justa forma de carinho social que é sempre bem-vinda e cativante."
Nenhum comentário:
Postar um comentário