.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Necessidade de agradar!!


Não se traia!!
Na psicologia comportamental existe um conceito chamado Reforço Positivo, que implica nos ganhos que os indivíduos têm a partir de determinados comportamentos emitidos. Entende-se que para cada comportamento emitido há um reforço ou punição (isso a grosso modo, não pretendo me alongar sobre isso aqui). Isso  posto, colocamos a seguinte questão: Por que algumas pessoas sentem-se na obrigação de agradar? E por que nos importamos com o que elas pensam de nós?
Essa necessidade absurda de aceitação faz de nós verdadeiras marionetes nas garras da sociedade, isso sem contar que é humanamente impossível agradar todo mundo.
Antes de tentar agradar as pessoas devemos pensar em nós mesmos, e nas nossas reais necessidades de afeto. Será que precisamos sempre da aprovação da sociedade? Será que as pessoas estão se importando tanto assim com a nossa conduta? Será que ao tentar agradar alguém não estamos ferindo outras pessoas que merecem muito mais o nosso afeto? Será que temos que ser sempre bons, lindos, perfeitos, e fazer tudo como manda o figurino? Será que não temos o direito de errar sem culpa? Será que não estamos entrando numa paranóia sem fim ao tentar agradar todo mundo? Será que isso não é uma manifestação do nosso orgulho?
Podemos levantar outros tantos questionamentos a respeito deste tema, mas isso iria alongar demais o assunto e as questões acima já são suficientes para nossa presente reflexão.
Conforme foi dito acima, emite-se comportamentos para obter ganhos. a aceitação, segundo Maslow é um ganho.
Aceitação implica em pertencer a algo, ter um grupo, etc.
Daí os indivíduos emitem comportamentos variados para ganhar aceitação.
No entanto, ainda segundo Skinner, os comportamentos emitidos podem gerar perdas.
E o que se perde com a necessidade de agradar? Muitas vezes, perde-se a individualidade. A personalidade fica encoberta por um manto de ações que podem trazer ganhos ou perdas significativas.
Portanto, atente para o seguinte:
Quando sentir a necessidade de agradar, questione os motivos:
"Por que preciso agradar?"
"O que vou ganhar?"
"O que vou perder"?
Reflita: Se as perdas forem maiores que os ganhos, tente emitir outros comportamentos que favoreçam a você mesmo!
Artigo tirado do site:http://www.artigonal.com/
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e assinar nosso Feed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...