.

sábado, 4 de junho de 2011

A Arte de Educar!!

Toda criança precisa de estrutura e segurança para crescer de forma saudável. Aos pais cabe o papel de transmitir tudo isso, além dos valores, das regras, do respeito ao próximo. Isso é vital para que a criança cresça com autoconfiança e auto-estima, e se torne um adulto capaz de tomar suas próprias decisões, enfrentar adversidades e ser flexível diante das mudanças.

A dinâmica familiar de hoje não é a mesma de anos atrás. As exigências e as expectativas aumentaram, a distribuição de tarefas entre homem, mulher e filhos sofreu grandes mudanças, porém o mais importante e que deveria se manter inalterado é: a educação dos filhos ainda é responsabilidade exclusiva dos pais. A tarefa de educar, que considero um grande ato de amor/afeto, não deve ser delegada à escola, às babás ou aos avós; estes são coadjuvantes neste cenário, têm sua importância, mas não são o alicerce de que as crianças precisam para crescerem sadias e equilibradas emocionalmente.

Muitos pais se sentem culpados por não terem tempo suficiente para estarem com seus filhos, e diante disso, acreditam que precisam ceder a todas as vontades das crianças. O som do “NÃO” nem é mais cogitado, e as crianças crescem acreditando que podem tudo, tornam-se adultos com enormes dificuldades de se socializar, em lidar com as frustrações da vida. É muito mais importante a qualidade do que a quantidade de tempo disponível aos filhos. Os pais não precisam sentir culpa por terem e gostarem de trabalhar, mas também precisam encontrar uma forma equilibrada para distribuir o tempo entre suas funções de trabalho e suas responsabilidades como pais que são; e educar não é tarefa fácil, requer paciência, firmeza e muito amor.

Não existem pais perfeitos e nem filhos perfeitos. No processo do educar haverá sempre espaço para erros e acertos, e o mais importante disso tudo é a troca, é a confiança mútua. Pais e filhos sempre estarão em constante aprendizado, em constantes descobertas.
Resumo do artigo tirado do site http://www.barradatijuca.com.br

Como Colocar Limites nas Crianças!!

Colocar limites não significa ser autoritário, mas sim ter autoridade. Através da colocação de limites os pais ensinam a criança a respeitar-se e a respeitar os outros. Dizer "não" para uma criança, e ensinar-lhe que ela também pode dizer não quando alguém quiser lhe impor atitudes ou comportamentos. Na medida em que os pais percebem as necessidades da criança, as identificam e as apontam, ela poderá também identificar quais suas próprias necessidades.

Os limites ajudam a criança a tolerar frustrações e adiar sua satisfação. Ela tem que apreender a esperar sua vez, a compreender que existem outros e que precisa compartilhar. A insuficiência de limites pode conduzir a uma desorientação, a uma falta de noção dos outros, de respeito e até à criminalidade em alguns casos extremos.

A falta de limites tem conseqüências negativas para a criança e seu desenvolvimento, afinal a criança que não aceita regras, seja para jogar um jogo, para andar no ônibus, para se comportar na escola, terá dificuldades para conviver com os outros.

Colocar limites não significa privar de liberdade. Quanto mais cedo, os pais colocarem os limites de forma afetiva e com segurança de propósitos menos problemas terão na puberdade e na adolescência, fase na qual as crianças se revoltam contra as imposições desmedidas e transgridem aquilo que é insuportável.

É importante que os pais dialoguem com os filhos e expliquem quais os propósitos dos limites. Se mesmo assim as crianças não obedecerem, às vezes é necessário colocar sanções, com o intuito das crianças se responsabilizarem pelos atos e pelas suas decisões.

A tarefa de dizer não, por outro lado, inicia-se desde o nascimento. A importância do "não" e do estabelecimento de limites é fator organizador na formação da personalidade de todo ser humano. Desde ao redor de um ano de idade aproximadamente a criança precisa aprender a ouvir a palavra "não" e o os pais de pronunciá-la.

As crianças precisam de regras claras, objetivas e coerentes colocadas com segurança e na hora certa.
Resumo de artigo tirado do sitehttp://vilamulher.terra.com.br

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e assinar nosso Feed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...